sábado, 11 de outubro de 2014

Aprendendo energia com a Peppa Pig

Aprendendo energia com a Peppa Pig


A febre que tomou conta das crianças “Peppa Pig” pode ajudar o professor a construir alguns planos de aula para uma aprendizagem significativa.


Queda de energia
Plano de aula sobre queda de energia com a Peppa Pig

No episódio “Queda de energia” a família Pig está tendo um dia normal, quando de repente a luz acaba. Eis que a família se articula para passar o dia se divertindo sem a utilização da energia elétrica.

No diálogo estabelecido, Peppa pergunta o que é energia e o que é eletricidade, seus pais tiram suas dúvidas e propõem brincadeiras sem energia elétrica.

Esse é um dos pontos em que o professor poderá explorar: Quais são as brincadeiras que dá para fazer sem precisar de energia elétrica? Quais são os equipamentos da sala de aula que precisam de energia elétrica?

Ao questionar as crianças sobre as brincadeiras que da para fazer sem que precise eletricidade, escolha algumas e execute (principalmente se estiver na educação infantil – quando se trabalha a coordenação motora grossa e a psicomotricidade).



Caso você esteja trabalhando com as séries iniciais, poderá propor para lição de casa a seguinte questão: Quais são os equipamentos em sua casa que precisam de energia? Solicite que construa uma lista de palavras com os equipamentos domésticos que eles mais utilizam.

Em sala de aula você poderá entregar jornais e revistas para que eles recortem, colem e escrevam os aparelhos eletrônicos que utilizam.

Você também poderá aplicar uma atividade de ligar os itens, como a que está abaixo.

Ligue os itens


Duração da atividade: 1 dia, aproximadamente (4 horas/aula)

O vídeo tem duração de 4 minutos e você poderá assistir abaixo. ">Se aplicar esse plano de aula, envie seu relato, mande fotos, conte sobre a sua experiência.

Espero que seja útil

Um forte abraço

Ivan Claudio Guedes

2 comentários:

  1. Amei o plano de Aula vou trabalhar isso com os meu alunos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Muito obrigado.
      Se tiver registros para encaminhar, ficarei mais grato ainda.
      Um forte abraço
      Ivan

      Excluir